PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

20 de maio de 2016

Ibicaraí terá 11 condutores no percurso da Tocha Olímpica.


Texto: Arnold Coelho - Foto: Júnior Ramos
A tarde do próximo sábado, 21 de maio de 2016, entrará para a história esportiva de Ibicaraí. A cidade é uma das 329 cidades brasileiras que está recebendo o Revezamento da Tocha Olímpica, referente a Olimpíada Rio 2016. Se uma Olimpíada na America do Sul já era um sonho para qualquer atleta sulamericano, imaginar o maior evento esportivo do planeta no Brasil, mais propriamente no Rio de janeiro, com a passagem do Revezamento da Tocha pelo Sul da Bahia, e entrando em Ibicaraí, é um presente e a certeza de que um sonho de se tornar atleta olímpico estará sendo plantado em nosso município. Esse talvez seja o grande legado da passagem da Tocha Olímpica por Ibicaraí: deixar a semente da esperança para as futuras gerações de poderem sonhar com a participação em uma olimpíada.
Em Ibicaraí, o trajeto do Percurso do Revezamento da Tocha Olímpica terá pouco mais de dois quilômetros, com cada condutor carregando a Tocha Olímpica por aproximadamente 200 metros. Serão  11 condutores escolhidos pelos três patrocinadores oficiais: Bradesco, Coca-Cola e Nissan. Para o comitê organizador local foi um misto de alegria e certa frustração, pois a cada cadastro feito ficava evidente que Ibicaraí tinha muitos outros prováveis condutores que ficaram de fora. A escolha foi criteriosa e feita por patrocinadores, que analisaram cada cadastro e escolheram os onze condutores. Abaixo o nome e um mini-currículo de cada um:

MARIA RAIMUNDA
Maria Raimunda Gomes Santos nasceu em 05 de março de 1947 na cidade de Itapé, Bahia. Dona Raimunda é Ilalorixá consagrada a Oxum e a Ogum na década de 70 pelo Ilê Axé Ogum de Ronda Gongá de Lê. Na década de 80 fundou o Ilê Axé Oxum Obá de Lê, com mais de 35 anos de trabalhos prestados à comunidade candomblecista.

JOSÉ BARBOSA DE ANDRADE
José Barbosa de Andrade, o ‘Zé Barbosa’, ou simplesmente JB, como é popularmente conhecido, nasceu em 03 de fevereiro de 1943. Foi um dos primeiros propagandistas do Norte/Nordeste a usar a bicicleta como veículo publicitário, desde 1963.
Em 1988 o locutor José Barbosa se tornou vereador, função que exerceu em uma única legislatura, mas sua grande paixão sempre foi levar informação para o povo. Zé Barbosa já foi notícia no Jornal Bahia Meio Dia, da TV Santa Cruz, afiliada da Rede Globo, na Globo News – G1, pelos mais de 50 anos de propagandista sobre uma bicicleta.

ADRIANO MANOEL DOS SANTOS
Adriano Manoel dos Santos é morador da Vila Santa Isabel (41), onde frequenta a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Portador de deficiência Física (cadeirante), é um exemplo de superação e determinação.
“Ter a oportunidade de vivenciar uma Olimpíada já é uma bênção, e poder participar diretamente carregando a Tocha Olímpica em minha cidade é algo que vai marcar a minha vida”, disse Adriano.

GERALDO ALVES DA SILVA

Geraldo Alves da Silva (Géo) jogou na Seleção de Ibicaraí entre 1977 e 1989, sendo campeão intermunicipal em 1981. Como jogador profissional jogou pelo Itabuna Esporte Clube e o Santos de Alta Floresta, do Mato Grosso, onde foi artilheiro.

Uma de suas glórias no futebol foi na Fonte Nova, em Salvador, contra a equipe do Redenção, pelo Campeonato Baiano de 1981, quando marcou o gol da vitória, de calcanhar, e foi escolhido como o gol do Fantástico (Rede Globo).


POMPÍLIO DA SILVA CÉO NETO
Pompílio tem 73 anos, atleta máster de natação em Ibicaraí, associado a ANMBa com o nº 899. Iniciou no Esporte Clube Corinthians Paulista, aos vinte anos. Conquistou vários troféus e medalhas na Travessia Mar Grande-Salvador.
Ao todo, são mais de quatrocentas medalhas entre Campeonatos Brasileiros de Masters, Campeonato Baiano e Norte-Nordeste. Em 2004 Pompílio participou do IV Campeonato Sulamericano de Natação em Lima, no Peru.
Em 2013 participou do PAN-AMERICANO Máster de natação, no Selby Aquatic Center, em Sarasota/USA, conquistando 05 medalhas (03 de ouro, 01 de prata e 01 de bronze). Participou também do 15º Campeonato Mundial Máster de Natação, em Quebec e Montreal, no Canadá.


JULIVAL PEREIRA SANTOS
Julival (68 anos) concluiu o ensino fundamental e médio (Técnico em Contabilidade) na Academia de Educação Montenegro, na oportunidade fez parte da Banda Marcial da Escola e acabou se interessando por atividades esportivas: Voleibol, Futsal, Ginástica de Solo, etc).
Graduado nos cursos de Estudos Sociais e Pedagogia pela UESC, e pós-graduado em Educação pela UFBA. Julival passou a ministrar aulas de Contabilidade, História, Geografia e Educação Física nas Faculdades Montenegro com intuito de desenvolver a prática de esportes no município, introduzindo gradualmente a sua filosofia de trabalho, começando pelas aulas de Educação Física e depois formando turmas de Handebol, Voleibol, Futsal, Atletismo. Basquetebol e mais tarde a Natação.

ANDRÉ FABIAN SILVA OLIVEIRA
André tem 40 anos, nascido em Itabuna, é deficiente auditivo. Gosta de praticar esportes e sempre gostou de Skate. Participou de várias competições em Ibicaraí, Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro e Feira de Santana, saindo vitorioso de muitas das competições.
André sempre foi referência no skate da região. A deficiência auditiva nunca foi empecilho para competir e tornou-se um grande campeão. André, como a maioria dos deficientes auditivos, usa a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com desenvoltura.

ESEQUIAS PAULO DE SANTANA
Esequias é natural de Itapé-BA, nasceu em 16 de abril de 1949.
Gaby, como é conhecido por todos, é o mais antigo carteiro do município. Trabalhou durante 39 anos nos correios, aposentando-se em agosto de 2015.
Por quase quatro décadas Gaby percorreu as ruas da cidade entregando correspondências nas mais de 6 mil moradias de Ibicaraí e distritos, se mostrando um grande atleta.
Vale lembrar que além de carteiro Gaby é bacharel em Turismo pela Faculdade Montenegro de Ibicaraí.


ADATILVA MENEZES REIS MIRANDA
Adatilva é domiciliada em Ibicaraí e começou a vida profissional como professora nos anos 50. Nos anos seguintes concluiu o curso técnico de Auxiliar de Escritório. Sempre participando de vários cursos de aperfeiçoamento.
Graduada em Pedagogia com Orientação Educacional pela Universidade de Santa Cruz, participou de vários seminários, prática de ensino, Supervisão, Educação Física Escolar, Fisiologia, História da Educação, Dinâmicas de Grupos. Projeto pesquisa INEP-OSP-CETPP na aplicação de teste do diagnóstico Nacional de desenvolvimento na Educação.
Professora Dalvinha, como é carinhosamente conhecida por todos, é um exemplo de ser humano e educadora.


MAYRA ADALGISA DA SILVA SOUZA MOREIRA
Nascida em 18 de maio de 1975, Mayra Adalgisa da Silva Souza Moreira começou a treinar karatê ainda aos cinco anos de idade. Impressionada ao assistir a primeira aula, logo se identificou com o esporte, tornando-se, assim, uma atleta assídua.
Em 1984 conquistou o Campeonato Interestadual na cidade de Vitória da Conquista. Continuou conquistando títulos em diversos torneios intermunicipais. Em novembro de 88 conquistou o 1º lugar no Campeonato Baiano na modalidade. Em abril de 1989 passou no exame para faixa preta. Nesse mesmo mês conseguiu conquistar a medalha de bronze no Campeonato Baiano.
Em 1996 voltou a competir. Participou da Copa Interiorana de Karatê Tradicional, conquistando: 1º lugar  em  Kumitê  em  equipe, 1º lugar em katá individual e 2º lugar em kumitê Individual Feminino.
Nos dias atuais Mayra é professora de karatê e continua participando de torneios.

JOEL GOMES DE SOUSA
Joel nasceu em 04 de junho de 1944, em Ibicaraí.  Aos 17 anos foi o primeiro filho da cidade a exercer a profissão de telegrafista.
Em 1960 foi convidado a participar do Grupo Musical “A pimenta e seu conjunto”. Participou de shows com diversos artistas de renome, dentre eles: Adriana, Waldick Soriano, Cauby Peixoto, Agnaldo Timóteo, Altemar Dutra, Nelson Gonçalves e José Augusto.

Em Ibicaraí fundou o grupo musical “Arriba Saia” que virou “Grupo Montagem” e durou até 1977. A partir daí participou do Grupo Cordas e Vocais, de Antonio Pimenta. Fundou o grupo “Joel e Metais”, “Joel Seresteiro”, “Joel e Marco Aurélio”, até se aposentar musicalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, mas lembre-se que este blog é acessado por famílias, mulheres, e pessoas de bem.