PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICARAI

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

PRA VC QUE TEM O SONHO DE SER NARRADORA OU REPÓRTER

14 de maio de 2017

SAAE realiza manutenção em filtros de areia e troca registro de manobra na ETA em Ibicaraí.


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Ibicaraí realizou, na última semana, a limpeza de dois tanques na Estação de Tratamento de Água (ETA), que funcionam como filtros de areia, com aproximadamente 100m³, e a troca de um registro de manobra para lavagem e drenagem dos respectivos tanques.
O processo de recuperação dos filtros consiste na remoção de toda a areia de filtração do fundo tanque, chamada leito filtrante. Depois da areia removida, ela é reclassificada (peneirada e limpa) e volta para o filtro. O material removido é uma areia especial de filtração usada para o processo de filtragem e diminuição da turbidez da água.

Segundo o Diretor do SAAE, Ronaldo Estrela, a limpeza desses tanques é feita para melhorar a qualidade da água fornecida à população local e, em breve, será necessária a troca da areia e manutenção dos tanques. Ronaldo informou que a troca do registro de manobra na ETA custou para a autarquia o valor de R$ 3.347,00.
"Já comuniquei ao prefeito Lula Brandão que precisaremos fazer uma reforma nos três tanques. Cada tanque tem um custo de reforma da ordem de 15 mil reais, com a troca da areia e a recuperação das paredes e as canaletas que ficam no fundo dos tanques. Existe também o projeto de construir um tanque floco decantador em uma área ao lado da ETA. O prefeito me pediu todo o empenho para fazer essas reformas, além da desapropriação e compra desse terreno para a construção do novo tanque” informou Ronaldo, que ainda lembrou da ampliação da barragem do Córrego Grande, que está em fase final. “São ações que estamos fazendo visando melhorar a qualidade da água e aumentar a oferta para o consumidor", disse o diretor.
SALOMÉA - Na manhã de quinta-feira (11) a ação aconteceu na estação de tratamento de água do distrito da Saloméa, com a troca da areia do filtro (tanque) que faz o tratamento da água daquele distrito. De acordo com o funcionário Antônio Almeida Neto, essa areia precisa ser trocada de tempos em tempos. O diretor Ronaldo Estrela pretende em breve iniciar a recuperação do muro lateral dessa estação.
VISITA - Na manhã de quinta-feira (11), o presidente da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, Chico do Doce, visitou a ETA a convite do diretor do SAAE, Ronaldo Estrela. O edil conferiu de perto a limpeza e troca do registro e recebeu do diretor do SAAE o pedido de emenda por parte do Legislativo Municipal para recuperar os referidos tanques e a compra do terreno ao lado da ETA para a construção do futuro floco decantador. Chico se mostrou preocupado com a necessidade de modernizar a estação e prometeu levar para o plenário da Câmara a discussão do tema.
 Assessoria de Comunicação – Ibicaraí

13.05.2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, mas lembre-se que este blog é acessado por famílias, mulheres, e pessoas de bem.